Se você acha que lavar o carro com cera no posto é suficiente para manter a pintura de automóvel em perfeito estado, está muito enganado ! Os cuidados com a lataria vão do tradicional enceramento ao local onde o carro pernoita e até mesmo antes da compra do carro, na hora da escolha da cor. Pois pinturas sólidas tendem a queimar mais rapidamente, isso porque as metálicas têm pó de alumínio e as perolizadas, cristais de quartzo. Esses elementos ajudam a refletir a luz solar e sujeitam o carro a menos raios ultravioleta do sol, um grande vilão da pintura.pintura2

O que trataremos aqui são cuidados que parecem exagerados, mas estamos falando de custos ! Assim, os cuidados com a pintura de automóvel são justificadas e se você não tem garagem coberta em casa ou no trabalho, compensa gastar um pouco mais para ter um carro com pintura mais resistente às intempéries. Para quem tem de estacionar sempre na rua, é bom ter cuidado com árvores ou fios, que costumam atrair pombos. Os inimigos são as fezes de pássaros, infiltração de prédios, resina de árvore e sabão com soda cáustica, entre outros, que agem diretamente na superfície da pintura, deixando-a com baixo nível de brilho e uniformidade.

As Infiltrações em prédios também são perigosas, porém mais fáceis de remover da pintura de automóvel.  Especialistas do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), lembra outros perigos da pintura. “Cuidado com a gasolina. Se cair sobre a pintura, deve ser lavada imediatamente. E lavagem com sabão ou detergentes em geral, sob sol, queima a pintura”, dizem. Receitas caseiras, como óleo de mamona, querosene e produtos com solvente, também são um veneno.

Para lavar o carro, o correto é usar um tipo especial de sabão. A Of Center recomenda só lavar com xampu neutro, pois não possui nenhum componente químico que prejudique a pintura. Há outro vilão que parece inocente, mas que ataca discretamente a pintura de automóvel, em regiões de trânsito pesado: a chuva!  Subproduto da queima de combustíveis fósseis, o enxofre fica no ar. Quando chove, forma-se o ácido sulfúrico.

Para não entrar em uma obsessão por limpeza, o que se recomenda é lavar o carro toda semana, encerando- o quando necessário. Isso vai manter a pintura de automóvel e reduzir seus custos a longo prazo. Mas como só isso pode não ser suficiente, veja no texto abaixo outros métodos para garantir uma boa aparência do seu carro.

Pintura de Automóvel – 7 cuidados básicos

Tipos de Pintura
Existem, basicamente, três tipos de pintura automotiva: sólidas, metálicas (com pó de alumínio) e perolizadas (com cristais de quartzo). As duas últimas refletem a luz solar e não são tão afetas pelos raios ultravioleta, razão pela qual carros com pinturas sólidas, apesar da facilidade para retoques, requerem enceramentos mais constantes.

pinturaFezes de pássaros
Os excrementos das aves são tão ácidos que podem arrancar o verniz da pintura de automóvel e, portanto, devem ser retirados imediatamente. Para isso passar um pano úmido delicadamente na superfície atingida. Se as fezes estiveram secas e difíceis de sair, deve-se colocar um pano úmido no local por cerca de 10 minutos.

Infiltrações de prédios
Nas grandes cidades o número de prédios aumenta anualmente, bem como o problema de goteiras sobre os carros nos estacionamentos. Para tirar as manchas secas provenientes dessas infiltrações pingue vinagre ou o sumo do limão sobre elas: o ácido desses líquidos reagirá com a camada microscópica de pintura afetada, formando um sólido fácil de ser removido e eliminando, assim, a mancha surgida por causa da goteira.

Resina de árvores
A secreção vegetal contém ácido abiético e pimárico, também devendo ser eliminada quando cai na pintura de automóvel. Isso pode ser feito colocando-se uma pedra de gelo sobre a resina: quando o gelo se dissolve a seiva fica dura e, desse modo, pode ser retirada, com cuidado, utilizando-se um algodão embebido em óleo vegetal.

Folhas de árvores
Molhadas, elas aderem na carroceria e, ao se decomporem, geram ácidos que podem corroer a pintura de automóvel. Podem ser eliminadas manualmente ou com jatos d’água.

Chuva ácida
Mais comuns em algumas partes do Brasil, a chuva ácida é decorrente da presença, na atmosfera, de gases e partículas ricos em enxofre e azoto. Quando ocorrem chuvas a hidrólise produz ácidos fortes que, obviamente, irão atacar a pintura de automóvel. Assim, a água da chuva, na medida do possível, deverá ser eliminada com jatos de água de torneira, após o veículo ser guardado em uma garagem fechada.

Derivados de petróleo
A gasolina, caso seja derramada na Pintura de automóvel, deverá ser eliminada imediatamente com jatos d’água, pois o produto é um solvente poderoso. Pelo mesmo motivo querosene jamais deve ser empregado na pintura do veículo.

 

XÔ, FLANELINHAS !

Evite os flanelinhas que, nos semáforos, querem limpar o para-brisa. Primeiro porque você não sabe o tipo de sabão que é misturado à água que eles usam. Segundo porque, além de ressecar a borracha das palhetas, a mistura também pode se acumular e queimar a pintura, ainda mais sob o sol. Para aderir ao movimento anti-flanelinhas clique aqui !

Categorias: PinturaServiços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

desamassamento sem pintura

Martelinho de Ouro com a qualidade da Of Center !

A Of Center agora, também utiliza a técnica nacionalmente conhecida como Martelinho de Ouro, técnica já consagrada em todo o país, por conseguir e pouco tempo, resolver amassões sem a necessidade de que o carro Leia mais…

Reparos de Pequenas e Grandes colisões

Pequenos reparos – Conheça a OfCenter

A OfCenter dispõe agora da tecnologia DSP – Desamassamento Sem Pintura, técnica mais popularmente conhecida como “Martelinho de Ouro”. Necessitar de pequenos reparos após uma colisão pode resultar em problemas que vão além do que Leia mais…

Lanternagem

Lanternagem – Conheça a OfCenter

Lanternagem em Recife A Of Center é uma oficina de lanternagem, situada na cidade do Recife/PE, com mais de 60 profissionais treinados e especializados nestas áreas. Atualmente ela funciona em dois endereços, a primeira oficina Leia mais…