A OfCenter dispõe agora da tecnologia DSP – Desamassamento Sem Pintura, técnica mais popularmente conhecida como “Martelinho de Ouro”. Necessitar de pequenos reparos após uma colisão pode resultar em problemas que vão além do que se pode imaginar. São inúmeros os componentes que podem ser afetados ou terem o funcionamento comprometido em virtude de uma colisão. E muitos deles podem não estar visíveis: carroceria, para-choques, suspensão, freios, cintos de segurança, coxins e até vedações e fechamentos das portas devem ser verificados. Na colisão, muitos desses componentes podem apresentar problemas e dar dor de cabeça aos usuários tempos depois do acidente.Martelinho DSP

Neste caso, além do serviço na parte que sofreu o maior dano, será necessário atenção para os pequenos reparos que serão necessários.

Pequenos reparos – colisões a 15 km/h

Mesmo no caso de batidas leves. Os crash-tests do Cesvi Brasil, aliás, são feitos em velocidades de até 15 km/h. E nestas condições é medido o índice de reparabilidade de cada automóvel vendido no mercado brasileiro e sua necessidade de pequenos reparos.
Essas pequenas colisões são as mais comuns no trânsito urbano. A Of Center, nessas situações, verifica a necessidade de pequenos reparos, olhando principalmente a barra de absorção dianteira atrás do para-choque pode atingir o radiador ou o condensador do ar-condicionado.

Já o carro que teve a traseira danificada nessa “batidinha” também merece atenção. Os especialistas orientam a verificar as vedações do bagageiro, assim como tanque de combustível, para verificar se não houve avarias, e também as conexões instaladas na parte de trás do veículo, podem necessitar de pequenos reparos, mesmo que uma colisão possa parecer leve, sem grandes problemas, pode afetar alguma mangueira e ocasionar vazamentos.

Uma simples vistoria visual, aliás, já pode revelar se o carro sofreu mais com a batida, mesmo em baixa velocidade. Um dos itens mais críticos é a infiltração de água. Por isso, é importante inspecionar os tampões do assoalho, as aberturas no capô, se as frestas estão alinhadas, os vãos das portas e se elas estão fechando bem, caso não esteja, pequenos reparos conseguirão resolver o problema.

Pequenos reparos – colisões a 40 km/h

kit-hastes-alavancas-martelinho-ourodvd-hastes-repuxadeira-14483-MLB4286839498_052013-FO comportamento dinâmico do carro, neste caso, é o que mais pode ser afetado. Principalmente em colisões em velocidades maiores, acima de 40 km/h. Nestes casos, o ideal é verificar toda a estrutura, desde itens do chassi até componentes de suspensão. O EuroNCAP, entidade que avalia a segurança de todos os modelos vendidos na Europa, realiza testes de colisões a velocidades de 64 km/h, por exemplo, verificando a necessidade dos pequenos reparos.

“É importante ter certeza de que a geometria da suspensão não ficou alterada. “A OfCenter sempre se utiliza de gabarito para fazer essa verificação, o que garante a qualidade do serviço”, garante o Sr. João Luiz Souza, diretor executivo da empresa.

Há também o risco do que popularmente se chama de “balança empenada”, um quadrilátero que sustenta o carro e que, em caso de batida, pode alterar todo o conjunto. Neste caso, só um gabarito mecânico e digital, com pontos definidos que servem de base para se montar o carro, para realmente poder dar um diagnóstico confiável e ver a necessidade de algum pequeno reparo para resolver. “É preciso ter certeza de que o veículo está alinhado, senão vai andar torto”, adverte novamente João Souza.

A preocupação da Of Center é não enganar o cliente, que pode perceber se o carro não foi bem consertado ou se aquela batida insuspeita causou mais danos do que o imaginado. Se o veículo estiver puxando para algum lado, é sinal que está desalinhado. Além disso, trepidação excessiva do motor ou da transmissão indica que os pequenos reparos não foram bem feitos e os coxins de sustentação dos dois componentes — que têm a função de suportar toda força da transmissão e do motor e isolá-la da carroceria — podem ter sido danificados ou se rompido. O mesmo vale se a coluna de direção estiver vibrando.

Pequenos Reparos – Colisões com Frenagem brusca

pequenos reparos

Os pneus também podem ficar comprometidos em uma colisão. Pequenos reparos podem resolver isso, e geralmente, em freadas bruscas de emergência, ocorre um achatamento do pneu. Neste caso, basta um exame visual minucioso da borracha para ver se ela tem algum ponto onde aparenta estar espremida. Ao andar com o carro, se o pneu fizer um barulho de batida a cada giro da roda, também é um sinal do tal achatamento.

“Ao andar com o carro com o pneu assim, ele vai sofr

er um desgaste excessivo naquela região afetada, o que pode resultar em uma brecha no pneu”, adverte o Sr. João.

A Of Center aconselha a verificar as pastilhas em casos de frenagens bruscas e muito repentinas. No momento da freada, elas grudam nos discos, podem gerar um aumento de temperatura e formarem uma espécie de crostra, como um vidro, em suas paredes. Neste caso,  o resultado pode ser uma menor eficiência de frenagem. Para saber como cuidar dos freios do seu carro clique aqui !


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