Acidente de carro, sejam leves ou mais graves ocorrem o tempo todo. Pode ser ao sair do estacionamento, ao trocar de faixa, ao atravessar uma preferencial – se acontecer de você estar envolvido em um acidente de carro com danos materiais leves, é importante saber o que fazer e como agir. Provavelmente, você estará nervoso, por isso quanto mais souber sobre o tema, melhor será. Este artigo irá dar-lhe dicas básicas de como proceder.

Acidente de carro – 10 dicas fundamentais

  1. Procure saber o número da placa, a marca e o modelo do outro carro. Existe sempre o risco de o outro motorista tentar fugir, por isso é bom tentar, o mais rápido que possível, ler a placa do outro carro e repetir os números em voz alta várias vezes, até que você consiga ter tempo de anotá-los. Tirar fotos com a câmera do seu telefone é uma boa ideia, ainda mais com o serviço de orçamento online da Of Center. Você poderá enviar as fotos também pelo seu telefone no site da Of Center e ficará sabendo em minutos o valor do conserto. Para fazer o cadastro e enviar as fotos AGORA, clique aqui. Ou se quiser apenas mais informações clique aqui.
  2. acidente-de-carro

    Ligue o pisca alerta para que os outros motoristas vejam que você está parado com problemas, pois isto evitará outro acidente de carro.

  3. Chame a polícia o mais rápido possível. Algumas pessoas pensam que a polícia deve ser chamada apenas se o acidente de carro for considerado grave ou com vítimas, quando na verdade você sempre deve ligar para o 190, não importa o quão insignificante pareça o acidente de carro. Você precisa chamar a polícia por vários motivos, mas também porque o boletim de ocorrência vai ajudar a evitar que o motorista alegue que o acidente de carro não ocorreu ou que não teve culpa, e porque as companhias de seguros precisam determinar quem será o responsável pelo pagamento.
    • Pergunte aos policiais se você deve cautelosamente mover o carro para fora da pista, se o carro vai ligar e se é seguro fazê-lo. Não estacione muito longe, para que o outro motorista não pense que você está fugindo. Se possível, é importante mover o carro para o acostamento para liberar o trânsito, ou você poderá causar um congestionamento.
  4. acidente-de-carro

    Saia do seu carro apenas se você for estar mais seguro fora dele. Em um pequeno acidente, o risco de incêndio no carro é muito improvável. Não saia do carro no meio da rodovia, pois existem outros carros passando e você poderia causar um acidente de carro ainda maior, se for atropelado ou se outro motorista bater na porta aberta do seu carro. Passe por cima do banco do carona e saia pela outra porta, se precisar. Os fiscais de trânsito poderão ajudar a redirecionar os veículos assim que chegarem. Tenha cuidado especial durante a noite. O risco de ferimentos será muito menor se alguém bater no seu carro com você dentro do que se outro motorista o atropelar quando você estiver parado na rua esperando a polícia. Da mesma forma é melhor esperar a polícia chegar para tentar encontrar testemunhas para ajudá-lo a provar que você não teve culpa pelo acidente de carro, ou para cuidar de pequenos arranhões. Você precisa entender que se outro motorista batesse no carro parado, você se machucaria menos do que se ele batesse em você do lado de fora dele.

  5. acidente-de-carro

    Certifique-se de que ninguém está ferido. Verifique se não ocorreu nada com você e com os passageiros do veículo, procurando por arranhões, contusões ou desorientação.

  6. Procure por testemunhas. Se o acidente de carro aconteceu em um local onde haviam pedestres, lojas ou outros motoristas, peça-lhes para ficar na cena do acidente até a polícia chegar, para que possam testemunhar e ajudar a determinar o que realmente ocorreu. Se possível, tente obter o nome e número de telefone de todas as testemunhas.
  7. Troque informações com o outro motorista. As seguintes informações devem ser trocadas:

    • Nomes, endereços, números de telefone
    • Números da carteira de habilitação dos dois condutores
    • Todas as informações das companhias de seguro dos dois condutores, (incluindo nome da empresa, endereço, número de telefone e número da apólice,)
  8. Diga ao policial exatamente o que aconteceu. Seja específico e não exagere.

  9. Se você ou o outro motorista não tiver seguro, não se desespere. A Of Center possui planos de pagamento que vão caber no seu bolso e evitar que você fique parado por muito tempo. Conheça nossa estrutura !

  10. Caso você ou o outro motorista tenha seguro, entre em contato com sua companhia de seguros através do 0800 da empresa e em seguida, ligue para o seu corretor. Você deve ter sempre com você o cartão plástico que recebeu quando fez o seguro, pois nele terá a disposição todas as informações de contato. Você precisará do aviso de sinistro, do boletim de ocorrência, entre outros documentos para solicitar a franquia. Em alguns casos, se for um acidente de carro com danos de baixo valor, será mais barato pagar a substituição das peças do que pagar a franquia. Cada apólice de seguros será diferente, por isso você precisa ler seu contrato para saber quais são os seus direitos.
Categorias: Notícias

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Notícias

Volkswagen Brasil chama 54 mil carros à oficina por defeito no airbag

Um dos modelos envolvidos no ‘recall’ é o VW Eos, que era produzido em Portugal. A Volkswagen vai chamar às oficinas brasileiras 54.179 unidades dos modelos Jetta, Jetta Variant, Tiguan, Passat,Passat Variant, Passat CC, CC e Eos, fabricados Leia mais…

Notícias

Mais de 260 motoristas foram multados em PE durante o carnaval

Mais de 260 motoristas foram multados nas estradas e cidades de Pernambuco durante o feriado do carnaval. Os dados da ‘Operação Carnaval’ foram repassados pelo diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Charles Ribeiro, Leia mais…

Notícias

10 experiências ao volante que serão extintas pelos carros que se dirigem sozinhos

Os carros autônomos, capazes de se locomover sem um motorista, são uma realidade cada vez mais próxima. Na edição deste ano do Consumer Electronics Show, tradicional feira de eletrônicos e tecnologia realizada em Las Vegas, Leia mais…